MARRA

Matérias, histórias e fotos de um editor multimídia

Coincidência ou providência?

Tocar o sino da escola que estudei até a 4a série… 16anos depois. As respostas estavam lá

Aqui estou eu para contar um acontecimento que vai entrar para minha história e, com certeza, também fará diferença com quem a compartilhou comigo. Sou mineiro de Patos de Minas, nascido e criado em Coromandel, de onde sai aos 10 anos de idade, já formado na 4ª série.

Escola Estadual Osório de Morais: foi lá que entrei pela primeira vez em sala de aula. Minhas experiências junto das professoras Márcia Motta Maia, Dona Darc, Dona Vera, da diretora Dona Lígia Rabelo, dentre tantos outros nomes, foram marcantes.

Reencontrando professora Darc quase 20 anos depois! Parabéns por continuar formando crianças conscientes de seu papel para uma sociedade mais justa e capaz

Lembro com carinho de todos os trabalhos escolares, das feiras culturais, da hora do recreio com lanche (pão com carne moída e suco de cajú às sextas-feiras). Cidadania e respeito eram palavras de ordem. Aprendi todos os hinos, inclusive o da ‘escola cinquentenária’, mesmo ela completando 64 anos na época que eu me formei.

Dentre esses muitos trabalhos, tivemos o jornal “A Sementinha”, do qual participei junto com a minha turma da primeira edição impressa. O nome já dizia o que estava plantando para o meu futuro.

Jornal ‘A Sementinha” estava lá comigo na capa há 16 anos! Jornalista desde criança

Nos últimos 16 anos estive em Tocantins e a outra metade aqui em Brasília, cidade em que sonhei morar desde que vim pela primeira vez quando criança. Aqui me formei em Comunicação Social e sigo trabalhando no que gosto.

De férias do trabalho, resolvi no último fim de semana fazer uma viagem relâmpago a Coromandel. Detalhe: nunca mais tinha voltado lá. Fui sozinho redescobrindo o caminho e ‘abrindo as porteiras para achar respostas': assim comentei no meu perfil do Instagram no sábado.

Saudades da Dona Lígia. Ela tem mais de 90 anos segundo as professoras e sai pouco de casa. Sua paixão pela Língua Portuguesa foi passada a todos que conviveram com ela, inclusive eu

Passei pelas casas que havia morado e mais outros poucos lugares. As igrejas estavam fechadas e as fotos foram tiradas do lado de fora mesmo. Quando cheguei em frente à escola vi que o portão estava aberto.

Depois de me apresentar como ex-aluno, logo na primeira sala, sou convidado a entrar. Dona Darc, saudosa professora da minha época estava com aquele sorriso no rosto cativante de sempre. Me emocionei bastante, chorei até.

Troféus e mais conquistas. Osório de Morais continua como referência de ensino público de qualidade em Minas Gerais e no país. Orgulho para os atuais e ex-alunos que fazem parte dessa história

Minha escola estava fazendo 80 anos nesse dia, toda reformada, novinha, com várias salas contando sua trajetória de sucesso na educação. Tudo estava lá, com o mesmo carinho e cuidado: os cartazes com letras lindas e feitos à mão, as maquetes dos alunos (fiz várias delas quando criança) e os poemas e textos de amor à instituição.

Conversando com a Dona Darc sobre eu e minhas irmãs, percebo na primeira mesa umas pastas. Acredite se quiser, a publicação que estava na minha frente quando entrei na sala era o jornal “A Sementinha” de 1996, do qual eu ajudei a fazer e estava na capa com todos os meus colegas. Incrível, né?!

Parti então para a sala onde estudei na última série, depois visitei o restante da escola, incluindo a sala onde fui alfabetizado. Foi aí que pedi para uma das professoras tirar uma foto minha no degrau que fica no pátio. Lá, eu e meus amigos André Chiara e Ana Luiza fizemos uma foto no Dia do Soldado.

As grades ganharam reforço e eu mudei um pouquinho em 20 anos. Mas lembro do dia dessa foto como se fosse hoje. Ana Luiza e André Chiara me acompanham na continência

Quando cheguei em Brasília, pedi para minha irmã me enviar a foto do Dia do Soldado. Ao fazer a montagem para o Instagram, dou um Google rápido e confirmo. A primeira foto foi tirada dia 25/08/1992. Eis que, 20 anos depois, não me perguntem por quê, lá estava eu, no mesmo lugar, tirando a foto dia 25/08/2012.

Coincidência? Não, não… providência. Estar no lugar certo, na hora certa e obter tantas respostas assim, de forma pura e clara fez muita diferença pra mim. Melhor ainda foi saber que o pessoal da Escola Estadual Osório de Morais continua com a mesma paixão pela educação. Eu sou muito grato a toda a equipe e serei sempre.

Agradeço a Deus por ter soprado essa aventura para mim e reafirmado meu compromisso com a comunicação. ‘A sementinha’ já é uma árvore. Ela vai crescer e muito daqui pra frente.

Maquetes continuam encantando alunos e professores. Ver de cima ajuda a enxergar a realidade com mais clareza, saber do nosso lugar no mundo

Essa era a vista que tinha todos os dias em 1996

Nesta sala fiz meu primeiro ano na escola. Saudades!

3 comentários em “Coincidência ou providência?

  1. Adriana Pereira
    28 de agosto de 2012

    Tenho muito orgulho de você, amigo!
    Seu caráter vem de família, mas com certeza sua educação foi muito acrescentada por essa Escola maravilhosa. Parabéns!!!
    Abraços saudosos,
    Dri

    • Lorena
      30 de agosto de 2012

      “Minha Escola Aniversaria….anos de luta, vitórias mil…cantemos loas de alegria…tu engrandesces o meu Brasil…. nestes teus bancos muitos cresceram…oh minha escola cinquentenária…padres e mestres daqui partiram…formastes bem a gente operária…”
      Saudades da infância neste local…

  2. Mamãe
    1 de setembro de 2012

    Pedro,você ë a Sementinha que Jesus me enviou,o recebi com todo amor e carinho, Cuidei enquanto era necessário,agora a sementinha foi lançada,agora tudo dependerá de você.Daqui,estou sempre torcendo,que Jesus ilumine sempre seus caminhos.
    Vá em frente,assim conseguirá realizar seus sonhos.Valeu ! BjsmTe amamos muito.

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 28 de agosto de 2012 por em Gerais e marcado , , , , .

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 7 outros seguidores

Follow Me on Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Meu Flickr

Mais fotos
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

